top of page

PERIÓDICOS

Última atualização: 16/12/2020.

Aqui estão listados 15 periódicos brasileiros dedicados a estudos medievais. Diversas áreas são contempladas e estão organizadas em ordem alfabética.

Todas as informações disponibilizadas são de responsabilidade da equipe editorial do periódico.

Colaborações são bem-vindas!
Brathair.jpg

Brathair

BRATHAIR é um periódico semestral de Estudos Celtas e Germânicos, que recebe trabalhos de acadêmicos nacionais e internacionais.

Medievalia.jpg

Medievalia*

És una revista dedicada al camp dels estudis medievals des d'una perspectiva d'interciència. Publica tota classe de treballs relatius a aquest període històric, tant de la geografia europea com de qualsevol altra àrea. També reflecteix l'estat de la qüestió dels últims debats historiogràfics. Dóna una informació detallada de la bibliografia dels últims anys, amb extenses recensions que, a vegades, esdevenen estudis paral·lels. Així mateix, dedica un apartat, anomenat reflexió, a estudis en curs d'elaboració, projectes d'investigació i qualsevol nova hipòtesi que pugui aportar alguna cosa a l'estudi del món medieval.

* Não é estritamente brasileira, mas há brasileiros em sua equipe editorial.

Medievalis.jpg

Medievalis

A revista Medievalis, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM), tem por objetivo ser uma publicação acadêmica voltada para pesquisas ligadas ao medievo de forma interdisciplinar. Com periodicidade semestral e reunindo áreas como a Literatura, a História, a Filosofia, entre outras, busca-se um olhar múltiplo e enriquecedor que dialogue com ampla abrangência de pesquisadores e centros de pesquisa sobre a Idade Média.

Medievalista.jpg

Medievalista*

O primeiro número da revista Medievalista surgiu em 2005, graças ao esforço e empenho do Professor Luís Krus. É uma publicação online do IEM com uma abordagem interdisciplinar, que procura responder à inexistência de edições periódicas portuguesas sobre a Idade Média.

A Medievalista pretende dar a conhecer os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também os dos já consagrados, e contribuir para uma ampla difusão da cultura académica medieval. Serão igualmente divulgadas comunicações apresentadas no âmbito de encontros, colóquios e seminários promovidos pelo IEM, prevendo-se no futuro a edição de números temáticos.

Com a publicação da revista, queremos abrir um espaço de debate de ideias com a comunidade, promover e divulgar novas abordagens ao estudo da Idade Média, estimulando vivamente a elaboração de trabalhos interdisciplinares.

* Não é estritamente brasileira, mas há brasileiros em sua equipe editorial.

Mirabilia.jpg

Mirabilia*

Mirabilia Journal is an international online, peer-reviewed journal, from Institut d' Estudis Medievals (UAB - Spain) which provides a forum for strictly original articles, documents and academic reviews produced by scholars of the Ancient and Medieval World.

Mirabilia Journal intends not only to unite the studies of different branches in the human sciences, but also to establish a dialogue between the areas of Ancient and Medieval history in Brazil. The reason of this ambition is simple: Brazilian scholars and students have great difficulties to access the sources and the recent publications – a common problem in developing countries. Therefore, by approaching the two areas and offering them with the opportunity of sharing the research findings in Brazil and abroad, we intend to strengthen the Brazilian studies of Ancient and Medieval History, offering to a greater number of people access to the results of research currently conducted.

* Não é estritamente brasileira, mas há brasileiros em sua equipe editorial.

Mundo Antigo.jpg

Mundo Antigo

A Revista Mundo Antigo é uma publicação científica semestral sem fins lucrativos de História Antiga, Medieval e Arqueologia doNúcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar (NEHMAAT) do curso de História da Universidade Federal Fluminense – Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

Mythos.jpg

Mythos

Mythos – Revista do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval  originou-se do interesse de investigação de docentes e discentes sobre mundo antigo e medieval. As civilidades antigas, sejam orientais, sejam ocidentais, bem como a sociedade do ocidente medieval, são as matrizes culturais da sociedade contemporânea e revelam muitos aspectos das origens do nosso comportamento social. Olhar para o passado é, em certo sentido, olhar para si mesmo. A revista tem como objetivo divulgar e estimular o desenvolvimento de novas pesquisas acerca das sociedades antigas e medievais.

NEARCO.jpg

NEARCO

Publica artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, textos, documentos históricos e análises historiográficas de interesse para os campos da História Antiga e Medieval (oriental e ocidental), centrados nas sociedades grega, romana, judaica, africana, outras comunidades culturais mediterrâneas. Tem por missões democratizar o saber acadêmico, socializar os resultados de pesquisas, trazer para o primeiro plano o conhecimento em História Antiga e Medieval, promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas com pesquisadores estrangeiros.

A missão acadêmica da revista conduz ao diálogo interdisciplinar com produtores do saber nas áreas de História, Filosofia, Arqueologia, Antropologia, Geografia, Sociologia, Linguística, Letras e Ciência Política. A revista pertence ao NEA - Núcleo de Estudos da Antiguidade e integra o PPGH - Programa de Pós-Graduação de História da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

NEVE.jpg

Notícias Asgardianas

O grupo interinstitucional NEVE tem por principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia da Era Viking e medieval, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras. A criação do NEVE tenta compensar a escassa produção e interesse acadêmico em nosso país pela temática, proporcionando uma maior solidez para os futuros pesquisadores.

Nuntius Antiquus.jpg

Nuntius Antiquus

Nuntius Antiquus é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008 e publica artigos científicos tendo como temática culturas e literaturas da Antiguidade e da Idade Média. Tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para os domínios da Antiguidade e do Medievo.

Plethos.jpg

Plêthos

A Revista Plêthos surgiu dos anseios de graduandos em História Antiga e Medieval e de Letras Clássicas, inseridos em projetos de pesquisa, de consolidar um espaço onde discentes pudessem divulgar resultados parciais ou finais de seus trabalhos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos discentes. Nosso maior objetivo é proporcionar a integração e a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes de diversas instituições, grupos de pesquisa e níveis de formação, do Brasil do exterior.

Roda da Fortuna.jpg

Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna é uma revista que tem como objetivo publicar, em meio eletrônico, textos relacionados à Antiguidade e Medievo em uma perspectiva interdisciplinar que inclua áreas como História, Filosofia, Antropologia, Direito, Artes, Literatura, Filologia, dentre outras. Com uma periodicidade semestral, pretendemos incentivar a elaboração de trabalhos acadêmicos relacionados ao mundo Antigo e Medieval, contribuindo como um veículo de divulgação destas pesquisas no âmbito virtual.

logo Scandia 2.jpg

Scandia

Scandia: Journal of Medieval Norse Studies é um periódico anual publicado pelo NEVE – Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, um grupo de pesquisa registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Scandia está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e volta-se para as investigações sobre Estudos Nórdicos Antigos e Medievais, principalmente acerca da Era Viking. Os trabalhos publicados inserem-se em muitas perspectivas das Ciências Humanas referentes à grande área de pesquisa do periódico, especialmente no que tange à Mitologia, Religião, História, Literatura e Arqueologia.
O Scandia publica artigos originais, resenhas e traduções em inglês, português, espanhol, francês e italiano.

Scintilla.jpg

Scintilla

O objetivo geral da Revista é o fomento e a divulgação do estudo da medievalidade. Isso significa que seu âmbito de abrangência atinge as mais diversas áreas da vida e do saber medievais. Busca, no entanto, implicitamente um direcionamento específico, destacando a linha mística, que é a expressão de uma espiritualidade mais aprofundada sobretudo dentro da religião cristã e dentro da própria filosofia e teologia. Isso porque compreendemos que o coração, a flor, da medievalidade se encontra na mística, como a elaboração mais refinada da gigantesca busca religioso-cristã empreendida pela medievalidade.

A revista será editada sob a coordenação geral e a responsabilidade do do Instituto de Filosofia São Boaventura (IFSB), mantido pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, com a direção específica da Área de Pesquisa de Filosofia medieval e pensamento franciscano, sob responsabilidade de seus gestores, tendo como suporte uma comissão editorial e um conselho editorial.

A partir do volume 4 n. 1 – jan/jun. 2007 a revista é publicada em parceria com a Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval (SBFM), reunindo os esforços de pensamento e os interesses de ambas as instituições.

Signum.jpg

Signum

A SIGNUM - Revista da ABREM publica artigos, resenhas, entrevistas e documentos históricos versados nos estudos medievais.

Cod. Pal. germ. 848 (Codex Manesse), Bl. 020r

Gostaria de divulgar algum periódico acadêmico medieval?

Por favor, preencha os campos abaixo.

Agradecemos sua colaboração!

Sua sugestão foi enviada.

Colaborações são bem-vindas!
bottom of page