top of page

GRUPOS DE PESQUISA

Última atualização: 26/03/2021.

Aqui estão listados 41 grupos brasileiros de pesquisa medieval ordenados alfabeticamente, incluindo associações e grupos de estudo.

 

Para filiação, confira as regras do grupo de interesse e contate-o.

Todas as informações disponibilizadas são de responsabilidade do grupo divulgado.

ABREM.jpg

Associação Brasileira de Estudos Medievais

ABREM

A Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), constituída em 22 de março de 1996, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede nacional no município em que estiver instalada a Diretoria. Atualmente, a sede encontra-se na cidade de Goiânia (GO), na Universidade Federal de Goiás (UFG). 

As principais finalidades da ABREM vinculam-se ao incentivo à pesquisa; ao ensino dos estudos medievais; à divulgação e ao intercâmbio de produção científica sobre o medievo, bem como à promoção do contato entre os estudiosos do período, dos vários campos do saber, dentro e fora do país, visando à atualização e desenvolvimento do conhecimento na área.

Mentis Aciem.jpg

Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval

GEMAM/UFSM

O Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval - GEMAM/UFSM tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de História Antiga e Medieval no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Além disso, o grupo se propõe a fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes de História Antiga e Medieval da UFSM com outras universidades brasileiras e estrangeiras, assim como pretende promover eventos nas áreas em questão (Jornadas, Ciclos de Cinema, Seminários de Pesquisa, etc.) na UFSM.

GEMPO.jpg

Grupo de Estudos Medievais Portugueses

GEMPO

O Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO) foi fundado em 2006 visando a promover o crescimento e desenvolvimento do estudo da Idade Média portuguesa no Brasil. Para tanto, congregamos professores e pesquisadores de pós-graduação e graduação que se dedicam ao estudo do estudo do poder real, da monarquia e das relações de solidariedade em Portugal medieval.
O GEMPO está sediado na Universidade de São Paulo junto à Cátedra Jaime Cortesão. Em âmbito nacional, trabalha em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de São Paulo e, em Portugal, com a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa.

GEHM Unimontes.jpg

Grupo de estudos em História Medieval - Unimontes

GEHM/Unimontes

Grupo de estudos em história medieval composto por discentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Reuniões semanais desenvolvidas por intermédio da leitura dos textos propostos no conteúdo programático.

Livros usados

Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade

GPEMC

GPEMC investiga pensadores clássicos de diferentes períodos, que tratam sobre a importância da Educação e do Ensino para a formação humana. As três linhas de pesquisa que compõem o Grupo são formadas por professores pesquisadores que atuam no Mestrado e no Doutorado. O Grupo está vinculado ao Núcleo Interdisciplinar: Clássicos na Educação - da Universidade Estadual de Maringá - UEM. O objetivo do GPEMC é o de investigar e extensionar as pesquisas com o ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

GEPHIME.png

Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Medievo do curso de História da UFSJ

GEPHIME

Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Medievo do curso de História da UFSJ.

GETSEAM.jpg

Grupo Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade

GETSEAM

O Grupo de Pesquisa denominado Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade, liderado pela Profa. Dra. Terezinha Oliveira (UEM), caracteriza-se como um conjunto de professores e discentes interessados em examinar a Educação no seio das mudanças sociais, políticas, culturais e filosóficas nas sociedades Antiga e Medieval sob o olhar da História.

Gradalis.jpg

Grupo de Estudos Medievais - UFPB

Gradalis

O Gradalis - Grupo de Estudos Medievais tem por objetivo desenvolver os estudos medievais no Depto. de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em parceria com outros grupos e pesquisadores, pretendemos fomentar a organização de eventos, cursos, debates, publicações, etc. Para tanto, trabalharemos a partir de três linhas de pesquisa: 1) A Idade Média no Ensino de História; 2) Imaginário, Cultura e Religião na Idade Média; 3) Fontes, temas e métodos para o estudo da Idade Média.

FML&FMA Falsafa.jpg

Filosofia Medieval Latina e Filosofia Medieval em Árabe (Falsafa)

FML&FMA (Falsafa)

O Grupo de Pesquisa de Filosofia Medieval Latina e de Filosofia Medieval em Árabe (Falsafa) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e sediado na PUCSP, embora congregue pesquisadores de outras universidades. Este grupo veio dar forma institucional a um trabalho que já vinha sendo desenvolvido há alguns anos, e que dizia respeito, sobretudo, à filosofia medieval do Ocidente latino.

A partir de 1989, no entanto, foi dada maior relevância ao estudo da Falsafa, isto é, a filosofia em língua árabe, cuja importância própria e para a formação da filosofia medieval latina é inegável. Os pesquisadores do grupo fizeram suas dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como publicaram diversos estudos no âmbito acima descrito. Atualmente mantêm suas pesquisas e intercâmbios com Universidades no Brasil e no exterior.

logo hermeneia facebook.jpg

Estudos herméticos

Hermaïkos

Grupo de pesquisa interdisciplinar que se dedica ao estudo da literatura hermética greco-latina (séculos III a.C. - V d.C.) e seus desdobramentos e ressignificações na Idade Média (séculos V - XIV) e na Idade Moderna (séculos XV - XIX). As pesquisas contemplam abordagens das áreas de Letras, Filosofia, História, Psicologia e Ciências das Religiões, e têm como objetivo promover análises acadêmicas de produções textuais e iconográficas relacionadas ao hermetismo.

INSULAE.jpg

Grupo de pesquisa interdisciplinar sobre a Britânia, Irlanda e Ilhas do Arquipélago Norte

Insulæ

Grupo de pesquisa interdisciplinar sobre a Britânia, Irlanda e Ilhas do Arquipélago Norte com estudos referentes à Antiguidade e ao Medievo.

LABEAM.jpg

Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais

LABEAM

O Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais é vinculado à FURB-Universidade de Blumenau e cadastrado no diretório do CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa). A proposta do grupo é proporcionar um espaço de trabalho para os pesquisadores interessados em estudar as temáticas relacionadas com a Antiguidade e o Medievo incentivando e fortalecendo a pesquisa especializada nestas duas áreas do conhecimento histórico em Blumenau e no Estado de Santa Catarina. O grupo dialoga e colabora com várias Universidades e Instituições, tanto no Brasil quanto no exterior, que desenvolvem e fomentam pesquisas desta natureza e sua perspectiva é multi-disciplinar, assim, contribuições de outras áreas são tanto bem-vindas quanto necessárias.

LABORA.jpg

Laboratório de Estudos e de Produção de Textos Relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média

LABORA

O LABORA (Laboratório de Estudos e Produção de Textos Relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média), grupo vinculado ao Departamento de História (FFLCH-USP), tem como finalidade aprofundar os estudos de temáticas ligadas ao pensamento, à cultura, à arte e à religião na Idade Média. Propomos o aprofundamento do estudo do ideário e das práticas desenvolvidas pelas diferentes sociedades que floresceram entre os anos 500 e 1500. O arco espacial amplo e flexível abarca, em conformidade com os estudos já desenvolvidos por seus membros, o continente europeu, o norte da África, a Escandinávia e o Oriente próximo.

LaPEHMe.jpg

Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval

LaPEHMe

O Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LaPEHMe), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), está constituído por discentes do Curso de História-Licenciatura e objetiva a produção de textos e atividades acadêmicas. O Laboratório promove, nas dependências do Campus Jaguarão: encontros mensais de Cine Debate; encontros bimestrais de Grupo de Leitura; Palestras mensais com professores convidados de outras universidades e Exposições semestrais, de textos e imagens. As atividades com as obras cinematográficas, historiográficas, apresentações e exposições estão abertas a participação de todo público interessado, mas suas temáticas estão relacionadas aos objetos de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos discentes envolvidos. O LaPEHMe desenvolve o Projeto de Pesquisa "Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Media e Moderna", do qual participam seus doze integrantes. A orientação do LaPEHMe está a cargo do Prof. Dr. Edison Cruxen.

LATHIMM.jpg

Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais

LATHIMM

O Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM), do Departamento de História da USP e do Instituto de História da UFRJ, tem por objetivo principal promover o diálogo constante entre a reflexão teórica e a práxis historiográfica no campo específico da produção da documentação histórica medieval. O pressuposto definidor desse trabalho é o de que não há nem independência nem prioridade entre as instâncias teórica e histórica. Ao contrário, diante do perigo da alienação mútua, como lembra Georges Didi-Huberman, “a prática salutar: dialetizar.”

LEAM.jpg

Laboratório de Estudos Antigos e Medievais

LEAM

O Laboratório de Estudos Antigos e Medievais (LEAM) tem por meta congregar professores, pesquisadores e estudantes para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades acadêmicas nas áreas de História Antiga e Medieval. Especificamente, são objetivos do LEAM: estimular a elaboração de Projetos de Pesquisa Docente e de Iniciação Científica nas categorias de PIBIC e PIC; promover cursos e eventos de extensão, ciclos de estudos, palestras, mesas redondas, simpósios, congressos e demais atividades; estimular a produção de material didático-científico impresso ou audiovisual; propor cooperação científica e acadêmica com universidades, centros de pesquisa e associações de pesquisadores nacionais e internacionais no que concerne à ampliação de estudos e divulgação nas áreas de História Antiga e Medieval; incentivar a publicação das pesquisas realizadas. O laboratório está localizado na Universidade Estadual de Maringá, Bloco D-67, sala 111.

LEME.png

Laboratório de Estudos Medievais

LEME

Foi criado em maio de 2005, a partir de um núcleo de pesquisa na Universidade de São Paulo (USP) e outro na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Hoje, o LEME possui núcleos em outras sete universidades no Sudeste, no Centro-Oeste e no Sul do país: UFMG, UFG, UNIFESP, UFTM, UFFS, UFVJM e UFOP.

O principal objetivo do LEME é reunir pesquisadores na área de História Medieval no Brasil e no exterior, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas em rede. Além disso, ele pretende contribuir para o aperfeiçoamento técnico-intelectual de especialistas em História Medieval. Graças a iniciativas de cooperação com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, além do apoio de agências de fomento, vários de nossos alunos seguiram seminários, estágios de pesquisa e de formação em paleografia, codicologia e latim medieval.

O LEME também participa, como uma das instituições fundadoras, da Rede Latino-Americana de Estudos Medievais, que congrega medievalistas do Brasil, da Argentina, do Chile, do México e da Costa Rica.

LEPEM.jpg

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Medievalística

LEPEM

A principal justificativa para a criação de mais um grupo de pesquisa em história medieval no Brasil diz respeito à crescente necessidade de formação especializada de quadros de docentes e pesquisadores com um mínimo das competências exigidas pela medievalística.
Desde sua fundação, em 2012, o LEPEM objetiva associar a pesquisa e a publicação em história medieval com uma constante oferta de atividades formadoras de medievalistas, para tanto, busca-se intercâmbios institucionais de alunos e pesquisadores, acordos internacionais, oferta de oficinas e minicursos, projetos de ensino, produção de material didático, eventos acadêmicos, etc.

LEOM.png

Laboratório de Estudos de Outros Medievos

LEOM

Grupo de pesquisa registrado no CNPq e vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.

Em consonância com as novas tendências de pesquisa e ensino na área de História Medieval, o LEOM visa contribuir com a crítica historiográfica às narrativas tradicionais sobre a Idade Média, constituídas no contexto dos nacionalismos e colonialismos europeus e que ainda hoje repercutem.

LETAMIS.jpg

Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos / Sefaradis

LETAMIS

O LETAMIS é um laboratório que se dedica ao estudo da Idade Média no espaço da Península Ibérica, com ênfase nas relações entre os poderes estabelecidos, em especial as monarquias e a Igreja Católica, e as minorias - hereges, judeus, leprosos, muçulmanos, prostitutas, homossexuais, bruxas e demais grupos sociais/religiosos - que se apresentem como uma alteridade, contrapondo-se aos grupos dominantes.

Nossa proposta é funcionar como um espaço de pesquisa, discussão e interação para alunos que estejam dedicando-se a temas de História Medieval na perspectiva dos conflitos envolvendo as minorias/alteridades, em especial no que se refere aos judeus ibéricos, mas estendendo-se este recorte também a outros espaços do Ocidente Europeu no medievo.

LETHAM.jpg

Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo

LETHAM

O Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM-UFBA) é um grupo interdisciplinar de pesquisa associado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um grupo de pesquisa certificado e registrado no Diretório do CNPq desde 5 de outubro de 2016. Ele tem como principal iniciativa proporcionar a consolidação das pesquisas acadêmicas acerca dos estudos sobre a Antiguidade e o Medievo no estado da Bahia, sem deixar de articular-se com as investigações nacionais e internacionais. O grupo é constituído por profissionais das áreas de História, Letras e Filosofia e procura contribuir para a formação qualificada de profissionais capazes de atuar no âmbito regional, assim como fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão na UFBA.

Medium Aevum.jpg

Grupo de Estudos Medievais e Renascentistas

MEDIUM AEVUM

O GRUPO DE ESTUDOS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS (MEDIUM ÆVUM) é um grupo de estudos e pesquisas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Meridianum.png

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais

MERIDIANUM

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais Meridianum UFSC/CNPq é constituído por professores e estudantes.  O grupo dedica-se ao estudo das inter-relações entre a Filosofia, a História e Artes medievais e tem como diretriz  indissociabilidade da pesquisa com o ensino e a extensão universitária.

MPS.jpg

Middle Persian Studies

MPS

Home to scholarship and projects on Middle Persian and related areas. This is a group dedicated to studies in Pahlavic and Pazand primarily. Related fields - such as late Avestan, for example - may also be discussed. Our members are mostly Brazilian graduates, but discussions take place in English and never in Portuguese, precisely to encourage engagement. The Middle Persian Studies Project, or just MPS, is the result of the long-standing interests of several scholars, about half of whom are non-Brazilians. This interest of ours covers a lot of academic and personal ground. It is strongly suggested that the interested person takes a look at the links at the “Personnel” tab, as a statement of our commitment and diversity of interests. We literally take on a range that goes from the beginnings of Parthian rule in the Iranian plateau to manuscripts found, or even copied, in the Nineteenth-Century (since they help us to understand the world that saw the zenith of Middle Persian, i.e. from the Fourth to the Twelfth Centuries C.E., in a broad sense).
It should be noted that this group came together due to the efforts of an initial nucleus located at the University of Brasília, Brazil.

NEAM.jpg

Núcleo de Estudos Antigos e Medievais

NEAM/UFMG

Desde sua criação, em 1995, o grupo de pesquisa então denominado “Sociedade e Cultura na Antiguidade Clássica” definiu-se pelo recorte interdisciplinar, congregando pesquisadores e estudantes das áreas de Letras Clássicas, Filosofia e História Antiga da UFMG. A experiência revelou-se frutífera, em vista do próprio caráter do objeto de estudo proposto, as civilizações clássicas, cuja compreensão exige um esforço que, sem descurar das diversas especialidades, possa avançar no sentido da discussão sobre as formas como culturas complexas se manifestam, isto é, como se dão, nelas, a gênese, a repartição e a transmissão dos diversos saberes.

NEAM UNESP.jpg

Núcleo de Estudos Antigos e Medievais

NEAM/UNESP-Assis e Franca

O Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM), sediado nos campi de Assis e Franca da UNESP, tem como objetivo estimular e divulgar pesquisas científicas sobre a antiguidade e o medievo. O núcleo foi criado no ano de 1985 e se consolidou como importante nicho de produção intelectual, promovendo eventos nacionais e internacionais, formando pesquisadores tanto na graduação como na pós-graduação. Atualmente, muitos de seus egressos são docentes de universidades públicas e privadas.

NEHMAAT.jpg

Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar

NEHMAAT

A criação do Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar (NEHMAAT) visa desenvolver estudos nas áreas citadas estabelecendo uma relação com mundo moderno e contemporâneo quando possível tendo por base as práticas culturais, sociais e as relações de poder. A arquitetura, os símbolos, os rituais, o cotidiano, a iconografia, a política, a urbanização e as práticas religiosas são privilegiadas. O NEHMAAT tem também por meta atuar — através de práticas de ensino-aprendizagem — junto às escolas municipais e estaduais de modo facilitar o conhecimento da História Antiga e Medieval pelos alunos através da relação entre o tempo antigo e o tempo presente. Além disso, é intenção desenvolver atividades não acadêmicas em espaços culturais de modo a demonstrar o papel da História Antiga, Medieval e da Arqueologia na vida do indivíduo e no mundo que o cerca.

NEMED.jpg

Núcleo de Estudos Mediterrânicos

NEMED

O Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) é instância vinculada ao Departamento de História da UFPR.  Congrega representações docentes e discentes junto a instituições de Ensino Superior brasileiras, onde se desenvolvem pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento histórico.

NEMHAM.jpg

Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval

NEMHAM

Criado em 2011, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM), pertence ao Departamento de História e Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão (CESI/UEMA).

O NEMHAM integra o grupo Diretório de Pesquisa da CNPq e trabalha atualmente com as seguintes Linhas de Pesquisa: Poder e Discurso; Sociedades, Cultura e Imaginário Social; Estruturas Econômicas; Gênero e Identidade.

NEVE.jpg

Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos

NEVE

O grupo interinstitucional NEVE tem por principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia da Era Viking e medieval, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras.

NIELIM.jpg

Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média

NIELIM

O NIELIM tem como objetivo ao mesmo tempo reunir alunos interessados em estudos sobre a literatura do medievo e, a partir da leitura dos textos selecionados, tornar claros os meios teórico-metodológicos essenciais para o desenvolvimento de pesquisas nesta área. Partimos, portanto, da premissa de que um estudo desta natureza edifica-se em um constructo teórico tripartido: Linguagem, Literatura e História.

PEM UFRJ.jpg

Programa de Estudos Medievais UFRJ

PEM UFRJ

O Programa de Estudos Medievais (Pem), criado em 1991, tem caráter interdisciplinar e reúne diversos pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas concernentes ao medievo. São os principais objetivos do Pem/UFRJ: estimular o intercâmbio entre medievalistas nacionais e estrangeiros; coordenar projetos e atividades de pesquisa de temas pertinentes à sociedade medieval; formar novos pesquisadores; promover discussões acadêmicas relativas ao mundo medieval; identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média; produzir material didático, e patrocinar atividades de extensão universitária, levando, à comunidade em geral, informações sobre a Idade Média.

PEM UnB.jpg

Programa de Estudos Medievais da Universidade de Brasília

PEM UnB

O Programa de Estudos Medievais da Universidade de Brasília (PEM-UnB) foi fundado em 1993, por iniciativa da Prof. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro. O PEM tem promovido, desde então, projetos de pesquisa que estudam o Ocidente Medieval, alguns dos quais resultaram em programas de iniciação científica, monografias de final de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado; com regularidade, o PEM organiza jornadas e congressos no intuito de reunir especialistas internacionais e nacionais para discutir temas especialmente vinculados às suas pesquisas. A partir de 2005, o Programa passou a fazer parte do Grupo de Estudos Luso-Brasileiro de História Medieval, no qual, além de instituições brasileiras, participam as Universidades de Lisboa e de Coimbra, com o objetivo de estudar a Idade Média, numa perspectiva de longa duração, que se estende ao Brasil.

Principium.png

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval

PRINCIPIUM

O Núcleo está ligado ao Curso de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba e desenvolve pesquisas na área de Filosofia Medieval.  Para além do trabalho de investigação, promove Eventos como Cursos de Extensão, Ciclo de Conferências, Minicursos e Colóquios. Também coloca à disposição de toda a comunidade acadêmica um pequeno acervo de textos (livros, revistas, monografias, dissertações, teses) sobre a Filosofia Medieval (fontes primárias e secundárias), bem como filmes e documentários que possam despertar o interesse do público para essa área da Filosofia.

Sapientia.jpg

Laboratório de Estudos em “Idade Média e Moderna”

SAPIENTIA

O Sapentia tem por objetivo o diálogo entre discentes (Graduação e Pós-Graduação) e professores pesquisadores (do Brasil e do Estrangeiro), que desenvolvam investigações sobre diversas temáticas: Religião, Cultura, Política, Poder, Educação, dentre outras, relativas às diferentes sociedades no medievo, de modo especial as Ibéricas. O Grupo apresenta-se como um locus para debates acerca de historiografia e de fontes documentais especializadas e busca o estabelecimento de um diálogo com outras áreas do saber, como a Filosofia, a Antropologia, a Sociologia, etc.

Scriptorium.jpg

Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos

SCRIPTORIUM

O Scriptorium Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos inspirou-se neste duplo sentido de troca humana, acadêmica e de produção do saber para estruturar-se como um grupo de formação de especialistas em Idade Média. Com mais de duas décadas de existência originou-se do Grupo de Estudos Medievais, que tinha por objetivo o diálogo de pesquisadores em níveis diferenciados de formação. Atualmente agrega uma ampla gama de pesquisadores e colaboradores que participam de maneiras diversas em suas atividades. Este frutífero diálogo resultou em mais de oito dezenas de teses e dissertações, além de uma vasta produção de monografias. Hoje, muitos dos medievalistas formados neste Laboratório atuam em universidades brasileiras e multiplicam a formação de pesquisadores e o gosto pela medievalidade.

Sociedade Latino-americana de Estudos so

Sociedade Latino-americana de Estudos sobre Ordens Militares e Cruzadas

SLAEOMC

Sociedade Latino-americana de Estudos sobre Ordens Militares e Cruzadas

Spatio Serti.jpg

Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística

SPATIO SERTI

Com a criação do grupo nosso objetivo é estabelecer um espaço de debate acadêmico sobre o Medievo no âmbito da Universidade de Pernambuco/Petrolina.

Translatio Studii.jpg

Núcleo Dimensões do Medievo (História, Língua e Filosofia)

TRANSLATIO STUDII

O "Translatio Studii" – Núcleo Dimensões do Medievo (História, Língua e Filosofia), foi criado em 2007 tendo por principal objetivo a promoção, de forma ampla, democrática, associativa e interdisciplinar, dos estudos medievais no âmbito da Universidade Federal Fluminense e, por extensão, em nosso estado e país, considerando que a fatia de duração que se convencionou chamar por Idade Média constituiu um importante "laboratório humano" cujo sentido e importância superam, inclusive, qualquer limitada perspectiva acerca de heranças diretas suas que possamos reconhecer ainda "(sobre)vivas" em nosso meio. Na perspectiva dos integrantes do núcleo, se o que a Idade Média nos ajuda a desvelar é o que temos de mais específico, distintivo e marcante em nossa presente realidade – a historicidade que a constitui – compete-nos requisitarmo-nos, plenos de direito, esse "passado que também nos pertence", fomentando a pesquisa, o intercâmbio e a formação de especialistas brasileiros nessa ampla área de conhecimentos.

Virtù.jpg

Grupo de História Medieval e História do Renascimento da UFSM

VIRTÙ

Grupo de História Medieval e Renascentista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) fundado em 2016. Possui como atividades o estudo da historiografia pertinente, bem como a pesquisa, enfocando na introdução discente no universo da pesquisa historiográfica acadêmica. Tais ações visam consolidar as áreas de História Medieval e História do Renascimento na UFSM, bem como apresentar novas possibilidades de pesquisa, como no caso da História do Esoterismo.

Vivarium.jpg

Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo

VIVARIUM

Rede de Pesquisadores das Universidades Federais de Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Sergipe e Triângulo Mineiro. O VIVARIUM foi fundado em 2009 para a integração e promoção de pesquisas acadêmicas sobre a História Antiga e Medieval. Composto pelo "Núcleo Centro-Oeste", sediado, na UFMT; pelo "Núcleo Nordeste", sediado na UFS, mas integrado igualmente por docentes e discentes da UFAL e da UFBA; além do "Núcleo Sudeste", sediado na UFTM; o Vivarium reúne professores, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação.

Cod. Pal. germ. 848 (Codex Manesse), Bl. 160v

Conhece algum grupo de pesquisa que não está na lista?

Por favor, preencha os campos abaixo para que possamos incluí-lo.

Agradecemos sua colaboração!

Sua sugestão foi enviada.

Colaborações são bem-vindas!
bottom of page